História

por Interlegis — última modificação 10/08/2022 15h56
HISTÓRICO POLÍTICO DO MUNICÍPIO
Histórico
SAUDADE DO IGUAÇU – PARANÁ

ORIGEM DO NOME
         Em 1958, o Senhor José Ascoli, representante da firma Cia. Braviaco, vendedor de terrenos para os colonos, permaneceu um certo tempo no mato, onde estava sendo feita a medição das terras e, posteriormente, vendendo as mesmas, sentia “saudade” de seus familiares que residiam no Rio Grande do Sul.
         Aí, então passou a se chamar Saudades e, mais tarde, quando da criação do Município, deu-se o nome de Saudade do Iguaçu, devido ao Rio Iguaçu – onde hoje está localizada a Hidroelétrica de Salto Santiago.
650 M DE ALTITUDE

HISTÓRICO
         A ocupação da localidade de Saudade do Iguaçu iniciou em 1954, quando a Companhia Brasileira de Viação e Comércio-BRAVIACO S.A., abriu uma picada até chegar a um pequeno planalto. No ano seguinte, um pioneiro formou uma roça e a partir daí começaram a chegar os primeiros moradores. Estes colonos, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deram início ao plantio de feijão e milho e à criação de suínos para consumo próprio. 
Na década de 1960, houve conflitos entre os colonos e pessoas que portavam documentos de posse das terras. Em 1978, o Incra desapropriou as terras e expediu novos títulos aos colonos que ocupavam os terrenos, tendo resolvida à questão. 
Em 06 de Junho de 1973, através do decreto nº 08/73 do Estado do Paraná, foi criado o distrito administrativo de Saudades, com a demarcação dos limites do distrito e da sede do mesmo. Em 02 de junho de 1979, foi instalado o distrito judiciário de Saudades, tendo naquela oportunidade sido instalado o cartório distrital, bem como a sub-delegacia de polícia, com a nomeação das primeiras autoridades, tais como subdelegado, juiz de paz e escrivão.
Os primeiros comerciantes da localidade foram o Senhores João Bazejo, Batista Predebon e Ângelo Cenci que vendiam basicamente pinga, rapadura e fumo em rolo.
Em Saudade do Iguaçu, encontra-se a usina hidrelétrica de Salto Santiago. Criado através da Lei Estadual nº 9914, de 19 de março de 1992, foi desmembrado de Chopinzinho.
O Município tem uma área superficial de 150,05 Km² e limita-se ao Norte com Rio Bonito do Iguaçu, ao Sul e ao Leste com Chopinzinho, e a Oeste com Sulina. Possui uma população de 5.137 habitantes (IBGE – 2008) e distancia-se a 430 km de Curitiba, Capital do Estado do Paraná.

HISTÓRICO POLITICO DO MUNICÍPIO
         Após a emancipação o Município teve um inicio conturbado e no dia 1º de janeiro de 1993 tomaram posse o primeiro Prefeito Luiz Giacomini - PMDB, o primeiro Vice-prefeito Arlindo Faust - PTB e os primeiros vereadores do município Gilmar Bertoldi - PMDB (Presidente 1993/1994), Francisco Avelino Bochio - PFL (Presidente 1995/1996), Azenir dos Santos Cambruzzi - PFL, Comercindo Verona - PMDB (in memorian), Cypriano Bett - PMDB(in memorian), Dirceo Moreira - PDT, Nilcio Bitencourt da Silva - PTB, Euclides Gallina- PFL e Lucir Antonio Confortin - PMDB. Em março de 1993 o prefeito municipal, Luiz Giacomini, e o Vice-prefeito, Arlindo Faust foram declarados pela Justiça Eleitoral inelegíveis devido ao fato do Prefeito ser irmão do então Prefeito do Município Mãe Chopinzinho. Com o afastamento do Prefeito e do Vice o presidente da Câmara, Senhor Gilmar Bertoldi, assumiu interinamente a administração do Município, permanecendo no cargo ate o mês de setembro de 1993, quando houve novo Pleito Eleitoral determinado pela Justiça onde foram eleitos como prefeito municipal, Pedro Fontana - PMDB e como Vice-Prefeito Amarildo Paulo Verdi - PTB.
No ano de 1996 Daizi Trento - PDT (in memorian) foi eleito novo Prefeito tendo como vice-prefeito Alfonso Marangon - PTB. Os Vereadores eleitos para este mandato foram:
Francisco Avelino Bochio – PFL (Presidente 1997/1998)
Nilcio Bitencourt da Silva – PTB (Presidente 1999/2000)
Arlindo Faust – PSDB 
Azenir dos Santos Cambruzzi – PPB 
Nilso Fabris – PMDB 
Euclides Gallina – PFL 
Tranqüilo Berra – PT 
Jacinto Rosalino Mendes (in memorian)  – PMDB  
Angelo Zanesco (in memorian).- PTB

Em outubro de 2000, o município de Saudade do Iguaçu, elegeu o novo prefeito Luiz Giacomini – PMDB, juntamente com seu vice Nilcio Bitencourt da Silva – PDT.
E os vereadores eleitos foram:
Arlindo Faust (Presidente 2003/2004) – PDT 
Ada Pasquali Confortin (in memorian) – PSDB 
Azenir dos Santos Cambruzzi (Presidente 2001/2002) – PSDB  
Auri Bitencourt da Silva – PDT 
Jacinto Rosalino Mendes (in memorian) – PMDB 
Irineu Antônio Peruzzo (in memorian) – PPB 
Nilso Fabris – PMDB 
Vanderlei Fabris – PTB 
Antônio Luiz Harttmann – PFL

Em Outubro de 2004, foram eleitos como Prefeito Rogério Gallina – PPS, e como Vice-prefeito Ivalino Trento – PP e os representantes do Poder Legislativo foram:
Arvelindo Bonomi – PMDB 
Auri Bitencourt da Silva – PT 
Dirceo Moreira – PDT 
Dirceu Francisco Camello (in memorian) – PMDB 
Henrique dos Santos (Presidente 2006) – PTB 
Lindomar Mendes – PPS 
Loreci Schwade – PMDB 
Vanderlei Fabris (Presidente 2007/2008) – PTB 
Irineu Antônio Peruzzo (in memorian) (Presidente 2005) – PP

Em outubro de 2008 o município de Saudade do Iguaçu, elegeu novamente Rogério Gallina – PR como prefeito, juntamente com seu vice Ivalino Trento - PP.
Os representantes da do legislativo desta gestão foram: 
Ademir Demarchi – PP 
Auri Bitencourt da Silva – PT 
Celso Giacomini – PT 
Dirceo Moreira (Presidente 2011) – PDT 
Henrique dos Santos – PR 
Irineu Antonio Peruzzo (in memorian) (Presidente 2009/2010) – PP 
Lindomar Mendes – PPS 
Sueli Civa Bochio (Presidente 2012) – DEM 
Vanderlei Fabris – PTB

Em outubro de 2012 o município de Saudade do Iguaçu, elegeu como Prefeito o Senhor Mauro Cesar Cenci – PV e como vice-prefeito o Senhor Darlei Trento - PSDB.
Os Vereadores eleitos foram: 
Ademir Demarchi (Presidente 2013) – PP 
Auri Bitencourt da Silva – PT 
Irineu Antonio Peruzzo (in memorian) – PP 
João Rodolfo da Costa – PV 
Josemar Antonio Cemin (Presidente 2015/2016) – PV 
Maria do Carmo Bochio – PSC 
Neidelar Vicente Bocalon – PR 
Setembrino Nath – PMDB 
Sueli Civa Bochio  – (Presidente 2014) PSD
Em outubro de 2016 o município de Saudade do Iguaçu, reelegeu como Prefeito o Senhor Mauro Cesar Cenci – PV e como vice-prefeito o Senhor Darlei Trento - PSDB.
Os Vereadores eleitos foram: 
Ademir Demarchi  – PSB 
Auri Bitencourt da Silva – MDB (Presidente 2019)
Eguinaldo Paulo Piaia - PMN
Gilberto Morando - PMN
Irineu Antonio Peruzzo (in memorian) – PP (Presidente 2017) 
Josemar Antonio Cemin – PV 
Neidelar Vicente Bocalon – PR  (Presidente 2018)
Setembrino Nath – MDB (Presidente 2020) 
Sueli Civa Bochio  – PSD
Em Novembro de 2020, foram eleitos como Prefeito Darlei Trento – PSD, e como Vice-prefeito Luiz Giacomini – MDB e os representantes do Poder Legislativo foram:
Auri Bitencourt da Silva – MDB 
Celso Giacomini - PV
Felipe Forgiarini - PSD
Henrique dos Santos - PSD  
José Carlos de Assis - PT
Josemar Antônio Cemin - PV (Presidente 2021/2022)
Luis Fernando Vedana - PDT 
Setembrino Nath - MDB
Valdir Bageston de Ramos - PDT

No desenvolvimento do município predomina a atividade agrícola, onde merece destaque o milho, o feijão, o soja, o gado de corte, gado leiteiro e a avicultura. 
No setor industrial o município destaca-se na área de confecções, fabricação de produtos em ferro, na área de alimentação de derivados de leite, e principalmente na geração de Energia Elétrica entre outras atividades exploradas no município.
No dia 01 de agosto de 2022 devido ao falecimento do Vereador José Carlos de Assis - PT tomou posse o primeiro suplente do partido senhor Clayton Jonathan Bitencourt para o término da legislatura.