32ª SESSÃO ORDINÁRIA/2021

por adm publicado 26/10/2021 10h14, última modificação 26/10/2021 10h14
Sessão contou com a presença do Secretário Municipal de Esporte e Cultura

Foi realizado na última segunda-feira dia 25 de outubro de 2021 a 32ª Sessão Ordinária/2021 da Câmara Municipal de Vereadores do município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná.  Durante a realização da mesma o Secretário Municipal de Esporte e Cultura usou a tribuna da Câmara Municipal para passar aos vereadores algumas informações acerca do Natal Iluminado/2021 que será realizado no Município. Ainda durante a sessão foram apreciadas e aprovadas as seguintes matérias:

PROJETO DE LEI EM SEGUNDA APRECIAÇÃO

• Projeto de Lei Legislativo Nº 010/2021 de autoria do Vereador Celso Giacomini que dispõe sobre a proibição de distribuição de panfletos, jornais publicitários, cartazes e congêneres nas vias públicas e logradouros, bem como, colocação na parte externa de veículos estacionados ou que estejam transitando pelas vias públicas, afixação em postes, árvores, tapumes, muros, paredes e similares no Município de Saudade do Iguaçu.
  • Projeto de Lei Nº 055/2021, de autoria do Prefeito Municipal que altera o art. 2º da Lei Municipal Nº 893/2014 de 12 de novembro de 2014 que intitulou Nossa Senhora Mãe da Igreja, como Padroeira do Município de Saudade do Iguaçu e dá outras providências. o projeto de lei busca alterar a data celebrativa da padroeira do Município. A referida alteração deve-se ao Decreto publicado no dia 03 de março de 2018, pela Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos onde o Papa Francisco determinou a inscrição da Memória da Bem-aventurada Virgem Mãe da Igreja no calendário Romano Geral, sendo celebrada todos os anos na segunda-feira depois de pentecostes, 50 dias após a Pascoa. O Art. 2º da Lei nº 893/2014 estipulou o dia 21 de novembro como feriado municipal devido à comemoração do dia da Padroeira, com a alteração proposta esta data passa a ser celebrada todos os anos na segunda-feira depois de pentecostes ou 50 dias após a Pascoa.
  • Projeto de Lei nº 056/2021, de autoria do Chefe do Poder Executivo Municipal, visa autorizar a abertura de um Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 567.000,00 (quinhentos e sessenta e sete mil reais) no Orçamento Geral do Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná para o Exercício financeiro de 2021. Os créditos acima referidos, são de valores havidos por força de anulação parcial de dotações orçamentárias no valor de R$ 210.000,00 e por excesso de arrecadação no valor de R$ 357.000,00 e segundo a Mensagem de encaminhamento do Projeto de Lei serão utilizados da seguinte forma:

1-           R$ 422.000,00, para a Secretaria Municipal de Educação, onde serão utilizados no pagamento de salários e encargos dos servidores da Secretaria;

2-           R$ 30.000,00, para a Secretaria Municipal de Educação, destinados ao pagamento de serviços de terceiros prestados por pessoa jurídica;

3-           R$ 50.000,00, para a Secretaria Municipal de Saúde, que serão destinados para a aquisição de materiais de consumo e de serviços de terceiros prestados por pessoa jurídica.

4-           R$ 55.000,00, para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, onde serão utilizados para o pagamento de serviços de terceiros prestados por pessoa jurídica.

5-           R$ 10.000,00, para a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, que serão destinados à aquisição de materiais de consumo para as atividades da secretaria.

• Projeto de Lei nº 58/2021, de autoria do Prefeito Municipal que “autoriza a inclusão de nova ação de governo na Lei Municipal Nº 1.135/2017 que dispõe sobre o PPA (Plano Plurianual) do período 2018/2021 e na Lei Municipal Nº 1.371/2020 que trata da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2021, além de autorizar a abertura de um Crédito Adicional Especial na Lei Orçamentária Anual, para o Exercício Financeiro de 2021 no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) que deverão ser utilizados em sua totalidade na Secretaria Municipal de Esporte e Cultura na realização de obra de construção de uma praça com quadra esportiva e parquinho no Bairro Araucária. Sendo que os recursos estão sendo obtidos por excesso de arrecadação da Cota Parte do ICMS na fonte 000 – Recursos Ordinários Livres. A proposta foi encaminhada pelo Senhor Presidente para as Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento para análise nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal.

• Indicação Nº 072/2021 de autoria dos Vereadores Luis Fernando Vedana e Valdir Bageston de Ramos, que indica ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Darlei Trento, que o mesmo na condição de Gestor Público municipal gestione junto à Secretaria de Estado de Agricultura e do Abastecimento – SEAB/PR a mudança do Plano de Trabalho do equipamento cedido pelo estado através do Convênio com Cláusula de Cessão de Uso Nº 013/2019 (Escavadeira Hidráulica John Deere, 2020) celebrado entre o Município e a SEAB/PR.
  • Indicação Nº 074/2021 de autoria do Vereador Luis Fernando Vedana, indicando ao Poder Executivo que seja elaborado estudo no sentido de avaliar a alteração da lei 1.279/2019, que instituiu o Programa de Transporte Escolar no Município de Saudade do Iguaçu, para permitir que os professores residentes no município possam fazer uso de assentos vagos disponíveis dos veículos nos trechos autorizados.

• Requerimento Nº 074/2021 de autoria do Vereador Luis Fernando Vedana, solicitando ao Poder Executivo que determine às suas secretarias municipais o encaminhando de informações atualizadas referentes aos indicadores socioeconômicos e socioeducativos da população Saudadense.